Carregando...
JusBrasil - Política
21 de abril de 2014

1ª Guarda Mirim de Curitiba completa 5 anos de atividades

Publicado por Prefeitura Municipal de Curitiba (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A 1ª Companhia de Guarda Municipal Mirim, formada na Escola Municipal Donatilla Caron dos Anjos, no bairro Uberaba, comemora neste mês o quinto aniversário de fundação . O grupo atualmente tem 31 estudantes de 8 a 11 anos - 14 pela manhã e 17 à tarde. Os guardas municipais Érika Rocha Ambrósio e Gilberto Silva Santos são os coordenadores disciplinares e a professora Edilene Pedroso é a conselheira pedagógica. O projeto tem participação do Núcleo Regional da Educação Cajuru. 

A Guarda Municipal Mirim foi criada em 28 de outubro de 2004, fruto de reuniões com a direção da escola, pais de alunos e comunidade. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social, por meio do Departamento de Promoção da Defesa Comunitária. Atualmente 3.000 alunos de 39 escolas da rede municipal de ensino participam do projeto.

O objetivo principal da Guarda Municipal Mirim é proporcionar atividades pedagógicas e lúdicas, para desenvolver e melhorar a auto-estima e a disciplina dos jovens. O projeto apresenta aos jovens a Cultura da Paz e de valorização da família, ensina práticas de civismo e cidadania, valores éticos e morais, de forma a minimizar a exclusão social nessas comunidades.

"Esse projeto ajudou a resgatar valores como cidadania, civismo e responsabilidade entre os estudantes. Todos os alunos que participam tornam-se líderes em boas ações, em ajudar a organizar eventos, a cuidar dos mais novos" , afirmou a vice-diretora, Diva Lippi. "Temos uma grande aceitação entre os alunos e mesmo entre os pais, que a cada ano que se inicia procuram saber como inscrever os filhos e as crianças que participam têm orgulho do projeto. É excelente", completa. 

As atividades da guarda municipal mirim acontecem uma vez por semana no contraturno do horário escolar. São sempre em dias da semana, conforme disponibilidade de cada escola, e são desenvolvidas pelo guarda municipal que atua na escola. As atividades externas são planejadas em reuniões com os envolvidos e sempre realizadas mediante autorização dos pais ou responsáveis e dos órgãos envolvidos. O projeto conta com diversas parcerias com o comércio local e também com o trabalho de voluntários.

"Ao participar das atividades de guarda municipal mirim os jovens melhores passam a ter uma visão melhor de como participar da vida em sociedade. O projeto aumenta a integração e ajuda a reduzir a exclusão social nas comunidades em que essas crianças e adolescentes vivem", afirma o secretário da Defesa Social, Itamar dos Santos.

As comemorações do aniversário de cinco anos da primeira Guarda Municipal Mirim começaram na semana passada, na Escola Municipal Donatilla Caron dos Santos, com apresentação de alunos do projeto Novo Acordes, da Secretaria Municipal da Defesa Social. Os alunos fizeram uma apresentação musical, sob orientação da guarda municipal Diomara Gouveia.

 

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-curitiba.jusbrasil.com.br/politica/4090255/1-guarda-mirim-de-curitiba-completa-5-anos-de-atividades