Carregando...
JusBrasil - Política
19 de abril de 2014

Veja como ficam as linhas de ônibus

Publicado por Prefeitura Municipal de Curitiba (extraído pelo JusBrasil) - 3 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

As alterações de itinerários e paradas temporárias vão valer das 6h às 13h.

A 14ª edição da Maratona de Curitiba, que será realizada a partir das 6h20 do próximo domingo (21), pela Prefeitura de Curitiba, deverá mudar o percurso de parte das 138 linhas de ônibus que normalmente percorrem as ruas por onde passarão os atletas. Algumas linhas não serão desviadas, mas os ônibus terão que aguardar temporariamente a passagem dos competidores. As alterações de itinerários e paradas temporárias vão valer das 6h às 13h.

O calendário oficial da Maratona de Curitiba prevê três largadas no domingo: às 6h20 é a vez dos cadeirantes; às 6h30, largam as atletas femininas, e às 7h, os competidores femininos. O tempo máximo para conclusão da prova é de seis horas.

As paradas temporárias dos ônibus em cruzamentos se darão nos horários previstos de passagem do primeiro e último atleta nos trechos fiscalizados pelos agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbs Urbanização de Curitiba S/A. Os agentes também orientarão os motoristas que circulam nas regiões inclusas no trajeto da maratona, informando sobre bloqueios e desvios de veículos e coletivos.

Além da Diretran, a orientação será feita também pelos fiscais de transporte da Urbs e pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar. Como a organização da prova já projetou o tempo despendido pelos maratonistas em relação à distância da prova, a fiscalização de trânsito facilitará a passagem de veículos e ônibus nos cruzamentos sempre que não houver um atleta no percurso.

Confira as mudanças ou paradas temporárias das linhas:

Linha Turismo a linha especial que utiliza os ônibus doublé deck e as tradicionais jardineiras no percurso com duas horas e meia de duração, percorendo os principais pontos de atração turística, tem seu itinerário alterado durante toda a manhã de domingo (21), por conta da realização da Maratona de Curitiba. A partir da rua Alfredo Bufren, os ônibus seguem, usando a canaleta do ônibus expresso, pela rua Presidente Faria e avenida João Gualberto. Deixam a canaleta e seguem pela pista lenta a partir da rua Ivo Leão até a rua Mauá, por onde chegam às ruas Nicolau Maeder, Guarda-mor Lustosa, trecho da avenida Munhoz da Rocha.

O percurso segue pelas ruas Deputado Joaquim José Pedrosa, Doutor Manoel Pedro, Colombo, Eça de Queiroz, Coronel Brasilino Moura, Carlos Cornelsen e Nilo Peçanha.

Interbairros II (sentido horário) - os ônibus da linha aguardam na esquina das ruas Pedro Bonat e Irmãs Paulinas. Após a passagem no Terminal Capão Raso, nova parada temporária na eswquina das ruas Francisco Ader e Antônio Gasparin; aguardam na rua João Gava, esquina com rua Mateus Leme, e rua Professor Nilo Brandão, esquina com avenida Anita Garibaldi; nova espera na esquina da rua Francisco Klemtz com a avenida Arthur Bernardes e no cruzamento das avenidas Arthur Bernardes e Sete de Setembro.

Interbairros II (sentido anti-horário) além das paradas para aguardar a passagem de atletas em cruzamentos, os ônibus, a partir da avenida Presidente Arthur d Silva Bernardes, desviam pelas ruas São Leopoldo, Blas Gomm, Curupaitis e Carlos Dietzsch, retornando ao itinerário normal. No sentido anti-horário, os coletivos param temporariamente nas esquinas das ruas Frncisco Ader com Antônio Gasparin, e rua Santa Catarina com rua Irmãs Paulinas.

A linha Interbairros II ainda tem os seguintes pontos de espera: no sentido anti-horário, em dois cruzamentos: rua Luiz Del Gobbo com rua Porefessor João Mazzarotto; e esquina das ruas Irmãs Paulinas com rua André João Gasparin. No sentido horário, depois de deixarem o terminal Capão Raso, os ônibus esperam na esquina das ruas Catarina Scotti e Antônio Gasparin.

Tamandaré / Cabral em direção ao Terminal Cabral, paradas temporárias nas esquinas da avenida Anita Garibaldi e rua Vereador Washington Mansur, e no cruzamento desta rua com a Tomazina.

Canal da Música / Vista Alegre na direção centro, desvio pela alameda Doutor Muricy, ruas Cândido Lopes e Carlos de Carvalho. Os ônibus aguardam a passagem dos atletas no cruzamento das alamedas Cabral e Augusto Stellfeld. A partir dessa alameda prosseguem o desvio pelas ruas Martim Afonso, Treze de Maio e João Manoel.

Cabral / Osório a partir d rua Trajano Reis, em direção ao centro, desvios pela alameda Doutor Muricy e ruas Cândido Lopes e Carlos de Carvalho, chegando ao ponto da praça Osório. A partir da praça, ônibus sobem a alameda Cabral (com aguardo dos atletas no cruzamento com a alameda Augusto Stellfeld), e seguem pelas ruas Martim Afonso, Treze de Maio e Duque de Caxias.

Mercês / Guanabara a linha terá duas mudanças de percursos e tempos de espera temporária. Oriundos das Mercês, os ônibus têm parada temporária na esquina da rua Visconde de Nácar com alameda Augusto Stellfeld, para passagem dos maratonistas. Procedente da região do Guanabara, a partir da rua Brigadeiro Franco, desvio pelas ruas Baltazar Carrasco dos Reis e Alferes Poli, com parada temporária, para passagem dos maratonistas, na esquina da Alferes Poli com rua Brasílio Itiberê.

Na região central, em direção às Mercês, desvios pelas ruas Cândido Lopes, Carlos d Carvalho e alameda Cabral, com espera para passagem dos atletas no cruzamento com a alameda Augusto Stellfeld.

Vila Nori; Jardim Kosmos; Primavera; Bracatinga; Nilo Peçanha os ônibus das cinco linhas, no sentido bairro-centro, a partir d rua Trajano Reis, por não chegarem ao tradicional ponto final, na travessa Nestor de Castro (atrás da Catedral Basílica), retornam pelas ruas Treze de Maio, Duque de Caxias, voltando ao roteiro normal pela rua Inácio Lustosa e Trajano Reis.

Fredolin Wolf; Raposo Tavares a partir da rua Visconde de Nácar, em direção ao centro, retorno pelas ruas Martim Afonso, Treze de maio, Trajano Reis, Claudino dos Santos e alameda Doutor Muricy. O retorno é pelas ruas Cândido Lopes, Carlos de Carvalho e alameda Cabral, com parada temporária na esquina da alameda Augusto Stellfeld.

Expresso Santa Cândida / Capão Raso os ônibus farão apenas a parada temporária para dar passagem aos maratonistas, na esquina das ruas Presidente Faria e Presidente Carlos Cavalcanti.

Linha Direta Santa Cândida / Pinheirinho - procedente do Pinheirinho, aguarda se necessário, a passagem dos atletas no cruzamento da rua Conselheiro Laurindo com a avenida Doutor Dario Lopes dos Santos. Os >ônibus, nos dois sentidos, também terão desvios: no sentido Santa Cândida, a partir da rua Luiz Leão, seguem pela avenida Agostinho Leão Júnior, ruas Barão de Guaraúna e Augusto Severo, retomando o itinerário pela rua Nicolau Maeder. Na direção oposta, a partir da rua Campos Sales, desvio pelas ruas Mauá, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, XV de Novembro, com eventual parada temporária para passagem dos corredores na esquina com a rua Doutor Faivre.

Cabral / Portão a partir da rua Guabirotuba, desvio pelas ruas Imaculada Conceição e Chile (com parada temporária aguardando passagem dos atletas na esquina com a rua Conselheiro Laurindo).

Ahú / Los Angeles em direção ao Ahú segue pelas ruas Alfredo Bufren e Presidente Faria. Aguarda a pasagem dos atletas na esquina da rua Presidente Carlos Cavalcanti, e prossegue o desvio pela pista lenta da avenida João Gualberto, entrando à direita na rua Alberto Bolliger, e prossegue pelas ruas Nicolau Maeder, Rocha Pombo e Marechal Mallet.

No sentido oposto, a partir da rua Marechal Mallet, desvio pelas ruas Manoel Eufrásio, Campos Sales, Mauá e pista lenta (direção centro) da avenida João Gualberto. Aguarda, se necessário, a passagem dos atletas com parada temporária na esquina da avenida com a rua Presidente Carlos avalcanti, seguindo depois pela rua Barão do Serro Azul, travessa Nestor de Castro, ruas do Rosário e Cândido Lopes, quando volta ao itinerário pela alameda Doutor Muricy.

Em direção ao Los Angeles, os ônibus também têm desvios, a partir da esquina da rua Bento Viana com a avenida Visconde de Guarapuava. Seguem pela rua Bento Viana, avenida do Batel, rua Bispo Dom José, avenida Nossa Senhora da Luz e rua Jaime Veiga.

Nossa Senhora de Nazaré; Juvevê / Água Verde percurso pelas ruas Alfredo Bufren, Presidente Faria (com eventual parada para passagem dos corredores na esquina da rua Presidente Carlos Cavalcanti, na altura do Passeio Público), pista lenta (sentido bairro) da avenida João Gualberto e rua Alberto Bolliger, retomando o itinerário pela rua Nicolau Maeder.

O retorno ao centro, a partir da rua Campos Sales, desvia pela rua Mauá, pista lenta da avenida João Gualberto até a praça 19 de Dezembro (onde aguarda, se preciso, a passagem dos corredores). Dali em diante, trajeto normal pela rua Barão do Serro Azul.

A linha Juvevê / Água Verde, no sentido Juvevê, desvia, a partir do Cemitério Municipal Água Verde, pelas ruas Nestor Victor, Baltazar Carrasco cós Reis, quando retomam o itinerário normal pela rua Alferes Poli.

Expresso Centenário / Campo Comprido deve, se preciso, aguardar a passagem dos maratonistas na esquina da rua Professor Fernando Moreira com a alameda Augusto Stellfeld.

Linha Direta Centenário os ligeirinhos alteram o trajeto a partir da rua Prefeito Lothário Meissner, em direção ao centro, pelas ruas Engenheiro Ostoja Roguski, João Dranka, Roberto Chichon, avenidas Nossa Senhora da Penha e Humberto de Alencar Castello Branco, retorno pela pista contrária dessa avenida e rua Reinaldino Schaffemberg de Quadros.

Linha Direta Bairro Alto / Santa Felicidade em direção a Santa Felicidade, a partir da rua Itupava, desvio pelas ruas Ubaldino do Amaral, XV de Novembro e Presidente Faria. Os ligeirinhos farão tempo de espera para passagem de atletas no cruzamento das ruas XV de Novembro e Doutor Faivre, na altura da Reitoria.

Um segundo desvio, no mesmo sentido, a partir da estação-tubo da travessa Nestor de Castyro (fundos da Catedral), será pelas ruas do Rosário, Cândido Lopes, Carlos de Carvalho e rua Brigadeiro Franco. No caso de passagem de atletas, há uma parada temporária na esquina da rua Brigadeiro Franco com a alameda Augusto Stellfeld.

Augusto Stresser ; Hugo Lange a partir d rua Ubaldino do Amaral, rumo ao centro, desvio pela rua XV de Novembro (com parada temporária na esquina com rua Doutor Faivre, na altura da Reitoria, se preciso), e rua Presidente Faria. No sentido centro/bairro, a partir da rua Amintas de Barros, ônibus seguem pela rua Luiz Leão e avenida Agostinho Leão Júnior.

Jardim Social / Batel os ônibus não têm desvios, mas devem aguardar a passagem de atletas para prosseguir viagem em três cruzamentos: no Batel, com os ônibus circulando os dois sentidos, na esquina das ruas Desembargador Morra com as ruas Doutor Pedrosa (para os que se dirigem ao Jardim Social) e emiliano Perneta (para os que vão no sentido Batel).

Na área central, no sentido Jardim Social, ônibus aguardam no cruzamento da rua mintas de Barros com rua Doutor Faivre ao lado da Reitoria da UFPR.

Itupava / Hospital Militar em direção ao Batel, ônibus, a partir da rua Itupava, desviam pelas ruas Ubaldino do Amaral, XV de Novembro (com parada temporária na esquina com rua Doutor Faivre, se necessário, para passagem dos atletas). Outra parada pode ocorrer, no sentido Batel, na esquina da alameda Carlos de Carvalho e a rua Desembargador Motta.

No sentido Itupava, parada eventual na esquina da avenida Vicente Machado e rua Desembargador Motta. No centro, na esquina das ruas Amintas de Barros e Doutor Faivre.

Rua XV / Barigui - ônibus vindos da avenida Batel e rua Benjamim Lins e que seguem pela rua Doutor Pedrosa, podem eventualmente aguardar a passagem de maratonistas na esquina com a rua Desembargador Motta. A parada temporária também vale para os coletivos que sobem pela rua Emiliano Perneta, rumo ao Batel.

Na região central, bloqueio temporário na esquina das rus Benjamim Constant e Doutor Faivre (sentido Itupava), e no entroncamento d rua XV de Novembro com a rua Doutor Faivre (sentido Batel).

Higienópolis; Sagrado Coração os ônibus das duas linhas deverão aguardar a passagem de maratonistas, durante a manhã de domino, respectivamente, na esquina da rua Doutor Faivre com a rua XV de Novembro (para os coletivos procedentes do bairro) e com a rua Amintas de Barros.

Tarumã / Alto Tarumã - procedentes do Alto da Rua XV, ônibus das duas linhas, durante a manhã, devem aguardar durante o eventual bloqueio na esquina da rua XV com a rua Doutor Faivre.

No sentido inverso, eventual bloqueio parcial durante passagem dos competidores na esquina da rua Benjamim Constant e Doutor Faivre.

Detran / Vicente Machado ônibus mantêm itinerários normais, mas durante a corrida pode haver quatro bloqueios parciais em cruzamentos: na rua Doutor Faivre, respectivamente, com as ruas XV de Novembro e mintas de Barros; e no Batel, na rua Desembargador Motta, respectivamente, com a alameda Carlos de Carvalho e a avenida Vicente Machado.

Cajuru a passagem de maratonistas pela rua Doutor Faivre pode fazer os ônibus pararem temporariamente na esquina com a rua Reinaldino Schaffemberg de Quadros (sentido centro) e rua Nilo Cairo (sentido Cajuru).

Palotinos ônibus devem aguardar, se houver maratonistas na rua Doutor Faivre, prosseguindo viagem após a passagem do bloco de atletas. Coletivos no sentido centro/bairro, no cruzamento dessa rua com a Nilo Cairo; no sentido bairro/centro, no cruzamento Doutor Faivre / avenida Visconde de Guarapuava.

Santa Bárbara, Petrópolis; Solitude - a partir da rua Engenheiros Rebouças (sentido centro), desvio pela avenida Comendador Franco (das Torres), viaduto do Colorado e rua Mariano Torres,retomando o caminho normal pela avenida Visconde de Guarpuava.

Alcides Munhoz / Jardim Botânico a partir da rua Hildebrando de Araújo, desvia pela rua Brasílio Itiberê, avenida Prefeito Omar Sabbag (onde aguarda passagem de atletas, no cruzamento com rua Engenheiros Rebouças). Segue pela avenida Comendador Franco (das Torres), viaduto Colorado, rua Mariano Torres e avenida Visconde de Guarapuava.

Erasto Gaertner a linha, a partir da rua Engenheiros Rebouças, durnte o período da competição é desviada pelas ruas Iapó, Brasílio Itiberê,viadutodo Colorado, rua Mariano Torres e avenida Visconde de Guarapuava.

Estudantes durante a realização da maratona, na manhã de domingo (21), a linha será seccionada. No sentido centro, os ônibus vêm pela ua Mariano Torres, fazem o contorno pela rua Conselheiro Araújo, na frente do Círculo Militar, e retornam ao Centro Politécnico pela rua Mariano Torres. Após o término da prova, a linha volta a ter ponto inicial na rua Heitor Stockler, ao lado do Memorial Árabe.

Vila Macedo no sentido centro/bairro, a partir da rua Desembargador Westphalen, desvio pela avenida Getúlio Vargas e ruas João Negrão e Brasílio Itiberê. Durante a prova, os ônibus devem aguardar se houver maratonista passando pelo cruzamento da rua Conselheiro Laurindo com Brasília Itiberê.

Guabirotuba; Vila São Paulo - no sentido centro/bairro, a partir da rua Desembargador Westphalen, desvio pela avenida Getúlio Vargas e ruas João Negrão e Brasílio Itiberê. Durante a prova, os ônibus devem aguardar se houver maratonista passando pelo cruzamento da rua Conselheiro Laurindo com Brasília Itiberê.

No sentido bairro/centro, ônibus seguem pela avenida Senador Salgado Filho, rua Brasílio Itiberê, viaduto do Colorado, rua Mariano Torres avenida Visconde de Guarapuava.

Uberaba; Canal Belém - No sentido bairro/centro, ônibus seguem pela avenida Senador Salgado Filho, rua Brasílio Itiberê, viaduto do Colorado, rua Mariano Torres avenida Visconde de Guarapuava.

Expresso Boqueirão os ônibus deverão aguardar a passagem dos competidores na esquina da rua Brasílio Itiberê com a avenida Marechal Floriano.

Bairro Novo os trajetos não mudam, mas os ônibus, nos dois sentidos, deverão aguardar a passagem de corredores, se necessário. No sentido centro/bairro, parada temporária eventual na esquina das ruas Desembargador Westphalen com Brasílio Itiberê. No sentido birro/centro, na esquina da rua Brasílio Itiberê com a rua Alferes Poli.

Expresso Pinheirinho / Carlos Gomes Os ônibus que servem a Linha Verde devem aguardar a eventual passagem de atletas no entroncamento da BR-476 e a avenida Marechal Floriano Peixoto.

Alferes Poli atletas procedentes da rua Brasílio Itiberê, rumo `avenida Marechal Floriano, durante alguns minutos, no período da manhã, fazem os ônibus da linha aguardar, respectivamente, nas esquinas com as ruas Treze de Maio (sentido bairro) e Alferes Poli (sentido centro).

Guilhermina em virtude da passagem de maratonistas pela rua Brasílio Itiberê, em direção à avenida Marechl Floriano, ônibus que vão ao bairro podem eventualmente aguardar, procedentes da rua Desembargador Westphalen. O mesmo se dá em relação aos coletivos que demandam ao centro, no cruzamento da rua Alferes Poli com Brasílio Itiberê.

Expresso Pinheirinho pouco adiante do km 19 da maratona, os ônibus deverão aguardar atletas que, procdentes da rua Marechal Octávio Saldanha Mazza, passam pela esquina da ru Desembargador Ernani Guarita Cartaxo e avenida Winston Churchill.

Linha Direta Curitiba / Fazenda Rio Grande Ligeirinhos em direção ao centro de Curitiba, durante a maratona, não usam a estação-tubo Paiol, temporariamente desativado. O roteiro é pela rua Imaculada Conceição, depois pela rua Brasílio Itiberê, seguindo pelo viaduto do Colorado.

Linha Direta Colombo / CIC Os ligeirinhos sofrem mudanças de itinerário em vários pontos e devem aguardar a passagem de martatonistas em alguns cruzamentos. Do Terminal Capão Raso ao centro, o tráfego dos ônibus é feito pela rua Irmãs Paulinas, avenida Brasília, ruas Eduardo Carlos Pereira, Alagoas e Ponta Grossa, até alcançar a avenida Kennedy.

No sentido oposto, tráfego pela avenida Kennedy, rua Itatiaia (onde pode haver uma parada temporária para passagem dos competidores na esquina com a rua Doutor João Tobias Pinto Rebelo. Os ligeirinhos seguem por essa rua e sja continuação, a Isaac Guelmann. Nova parada para aguardar pasagem no cruzamento com rua Antônio Gasparin. Ônibus sebguem pela travessa Augusto Marach, avenida República Argentina com parada no Terminal Capão Raso e seguindo à frente pela rua Pedro Gusso.

A linha Colombo/CIC aguarda também em dois outros pontos que cruzam a rua Brasílio Itiberê; em direção ao sul, na esquina com a rua Desembargador Westphalen; em direção ao centro, no cruzamento com a rua Alferes Poli.

A Urbs também definiu outras alterações de percurso para essa linha. A partir da rua Alfredo Bufren, no centro, os ligeirinhos, no sentido Colombo, desviam pela rua Presidente Carlos Cavalcanti quando aguardam a eventual pasagem de atletas no cruzamento com a rua Presidente Cavalcanti. Partir dí, utilziam a canaleta do ônibus expresso até a rua Mauá, de onde prosseguem a viagem pela rua Nicolau Maeder.

No sentido Colombo CIC, a partir da rua Campos Sales, desvio pela rua Mauá, canaleta do expresso até o Passeio Público, de onde prosseguem pela rua Barão do Serro Azul.

Fazendinha / Portão - No sentido Fazendinha Terminal Portão, os coletivo podem eventualmente guardar a passagem de atleta no entroncamento da rua Carlos Dietzsch com a rua Francisco Frischmann. Os ônibus, além dessa rua, seguem ao terminal pelas ruas Doutor João Tobias Pinto Rebelo, Luiz Parigor de Souza e Lourival Portella.

E deixam o terminal, de volta à Fazendinha, pelas ruas Levino Schier, Natel de França, avenida Kennedy e rua Itatiaia com eventual parada temporária no cruzamento com a rua Doutor João Rebelo para passagem de competidores. Depois, seguem pelas ruas São Mateus, Lauro Wolff Valente e Carlos Dietzsch.

Portão / CIC; Uberlândia a rua Doutor João Tobias Pinto ebelo é pasagem dos maratonista, podendo haver dois bloqueios temporários, respectivamente, para os ônibus, nos cruzamentos com a rua Luiz Parigot de Souza (em direção ao Terminal Portão), e com a rua Itatiaia (para coletivos que deixam o terminal).

Vila Urano na rua Irmãs Paulinas, eventual espera dos coletivos para passagem dos atletas na esquina com a rua André João Gasparin (para coletivos que se dirigem ao Terminal Capão Raso, bem como na esquina Irmãs Paulinas / Pedro Bonat; e na esquina com a rua Catarina Scotti, para os que deixam o terminal.

Portão; Santa Benardethe / Linha Verde o cruzamento da rua João Gomes com a avenida Eduardo Carlos Pereira é ponto de espera para posterior passagem dos coletivos das duas linhas que vão ao Terminal Portão. Os maratonistas seguem pela avenida.

Fanny; Gramados a passagem de atletas pela rua Irmãs Paulinas pode bloquear temporariamente a passagem dos ônibus nos cruzamentos com as ruas Pedro Bonat e Catarina Scotti.

Campo Comprido / Capão Raso; Campo Alegre - a rua Antônio Gsparin faz parte do trajeto da maratona, e a uma quadra do Terminal Capão Raso pode interrompe temporariamente o acesso de ônibus da linha provenientes da rua Francisco Ader,e que deixzam o terminal pela rua Deputado Waldemiro Pedroso.

Capão Raso / Caiuá; Rondon; Carbomafra os coletivos terão bloqueio temporário na esquina da rua Deputado Waldemiro Pereira, que dá acesso o Terminal Capão Raso, com a rua Antônio Gsparin. Coletivos que deixam o terminal pela rua Francisco Ader, também podem ficar temporariamente parados no cruzamento para passagem dos competidores.

Parque Industrial no cruzamento da rua Francisco Ader com Antônio Gasparin, os ônibus poderão aguardar a passagem dos maratonistas que utilizam esta via, que fica a uma quadra do erminal Capão Raso. Após a saída do terminal, outro ponto de eventual parada temporária fic no entroncmento da rua Antônio Gasparin com Pedro Gusso.

Vila São Pedro ao deixarem o Terminal Capão Raso, os ônibus que circulam pela rua Catarina Scotti poderão esperar a passagem de atletas pela rua Irmãs Paulinas. Já os que se dirigem ao terminal, poderão esperar no cruzamento da rua Professor João Mazzarotto com a rua Francisco Ratani.

Bosch coletivos que deixam o Terminal Capão Raso, poderão aguardar a passagem dos corredores no cruzamento com a rua Pedro Gusso. No sentido bairro terminal, bloqueio idêntico poderá ocorrer temporariamente na esquina da rua Doutor Waldemiro Pedroso e rua Antônio Gasparin.

Alto Boqueirão ônibus, ao deixarem o Terminal Capão Raso, eventualmente aguardam no cruzamento das ruas Irmãs Paulinas e Catarina Scotti.

Esse bloqueio vale também para os ônibus da linha Xaxim / Capão Raso.

Vila Lindóia; Dom Ático; Vila Cubas; Vila Rex; Novo Mundo enquanto os maratonistas correrem, domingo pela manhã, pela rua Brasílio Itiberê, rumo à avenida Marechal Floriano, os ônibus ds linhas que saem da praça Ruy Barbosa, rumo aos bairros, eventualmente aguardam a passagem de todos os competidores, na esquina com a rua 24 de Maio. O mesmo acontece com os coletivos que se dirigem ao centro, no cruzamento com a rua Alferes Poli e Brasílio Itiberê.

Vila Rex o itinerário da linha não muda com a maratona no domingo, ms os ônibus terão quatro pontos de parada temporária para dar passagem aos competidores: nas esquina da rua Augusto Marach com a rua Antônio Gasparin e a rua Irmãs Paulinas, respectivamente; no cruzamento da rua Eduardo Carlos Pereira com a avenida República Argentina, e no entroncamento da rua Doutor João obias Rebelo com a avenida Kennedy.

São Jorge os ônibus que saem d praça Ruy Barbosa, em direção ao bairro, têm eventual ponto de espera na esquina da avenida Arthur Bernardes com a rua Tamoios. No retorno, três pontos para aguardar a passagem dos maratonistas: na esquina da avenida com a rua Tabajaras; no cruzamento da rua Guilherme Pugsley com a rua Vital Brasil, e no encontro da rua Guilherme Pugsley com a rua Brasílio Itiberê.

Portão No sentido centro/bairro, ônibus aguardam por alguns minutos na rua Francisco Frischmann com avenida Presidente Arthur Bernardes; e na ruaDoutor João Tobias Pinto Rebelo, nas esquinas com ruas Luiz Parigot de Souza e Itatiaia. No retorno, no cruzamento da rua Guilherme Pugsley com a rua Vital Brasil, e no encontro da rua Guilherme Pugsley com a rua Brasílio Itiberê.

Formosa rumo ao bairro, eventual espera até a passagem dos competidores na esquina da rua Francisco Frischmann com avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes. Mais adiante, parada temporária no cruzamento da rua Isaac Guelmann com rua Pedro Zagonel. No retorno, pontos para aguardar no cruzamento da rua Augusto Marach com avenida Brasília, e esquina da rua Guilherme Pugsley com rua Brasílio Itiberê.

Nossa Senhora da Luz a eventual passagem dos participantes da maratona deve ser aguardada pelos ônibus que vão da praça Ruy Barbosa ao bairro, no encontro da rua Francisco Frischmann com a rua João Bettega. No retorno, paradas, se necessário, no cruzamento da rua Augusto de Mari com rua Eduardo Carlos Pereira, e rua Guilherme Pugsley com rua Brasílio Itiberê.

Fazendinha / Caiuá como os atletas utilizam a avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes, os ônibus das duas linhas, na viagem aos bairros e procedentes da avenida Iguaçu, desviam pelas ruas João Alencar Guimarães e Curupaitis.

Fazendinha / Tamandaré enquanto houver atletas disputando a maratona, a estação-tubo Santa Quitéria, na avenida Presidente Arthur Bernardes, estará desativada no sentido Fazendinha.Os ônibus, na viagem aos bairros e procedentes da avenida Iguaçu, desviam pelas ruas João Alencar Guimarães e Curupaitis.

A mesma linha também sofre mudança de itinerário a partir do Passeio Público. Em direção a Tamandaré, ônibus seguem pela avenida João Gualberto e ruas Alberto Bolliger, Nicolau Maeder, Guarda-Mor Lustosa, trecho d avenida Munhoz da Rocha, rua Bom Jesus e avenida Anita Garibaldi.

O retorno é pelas ruas Vereador Washington Mansur, Benjamim Zilli, avenida Anita Garibaldi, ruas Campos Sales, Mauá e pista lateral da avenida João Gualberto até a praça 19 de Dezembro, quando seguem pela rua Barão do Serro Azul até o ponto inicial na rua Prefeito Moreira Garcez.

Santa Quitéria dois pontos de parada temporária dos ônibus, durante a passagem dos atletas da maratona, ambos na avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes. O primeiro, na esquina da avenida Iguaçu, para os coletivos que vão ao bairro; outro, para os que vão ao centro, na esquina com a avenida Presidente Getúlio Vargas.

Vila Izabel no sentido centro/bairro, eventual parada para dar passagem aos atletas na esquina da rua Tamoios com a avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes.

Vila Rosinha durante a passagem dos atletas pela avenida Presidente Arthur Bernardes, ônibus aguardam no cruzamento da rua João Alencar Guimarães e também com rua Pedro Collere.

Vila Velha / Cotolengo bloqueios parciais na avenida Presidente Arthur Bernardes, no caso da passagem de competidores, respectivamente, nas esquinas com as avenidas Iguaçu e Presidente Getúlio Vargas.

Vila Sandra / Tramontina a passagem dos maratonistas pela rua Desembargador Motta eventualmente bloqueia temporariamente a passagem dos ônibus que chegam dos bairros, em direção à praça Ruy Barbosa, na esquina com as ruas Benjamim Lins / Doutor Pedrosa.

No sentido centro-bairro, coletivos que seguem pela avenida Visconde d Guarapuava também, eventualmente, fazem uma parada temporária no cruzamento com a rua Desembargador Motta, pelo mesmo motivo.

Jardim Esplanada; Bigorrilho; Savóia durante a realização da maratona, na manhã de domingo, ônibus das três linhas têm itinerário alterado a partir da esquina da alameda Doutor Carlos de Carvalho e rua Visconde do Rio Branco.

Coletivos seguem pela alameda e continuam desvio pelas ruas Brigadeiro Franco, Padre Agostinho, Fernando Simas e alameda Júlia da Costa. A volta é pela alameda Princesa Izbel e ruas Professor Fernando Moreira e Cruz Machado.

No retorno, ônibus eventualmente guardam passagem dos atletas na esquina da rua Professor Fernando Moreira com alameda Augusto Stellfeld.

São Braz ônibus aguardam, domingo cedo, no sentido centro-birro, passagem dos corredores no encontro d rua Brigadeiro Franco com a alameda Augusto Stellfeld. Na volta, nova parada, se necessário, na esquina da rua Professor Fernando Moreira com a alameda.

Santa Felicidade / Jardim Itália durante a realização da maratona, os ônibus ds duas linhas não param nos pontos iniciais centrais, na travessa Nestor de Castro. O desvio, a partir da rua Treze de Maio, é pela praça Garibaldi, no Setor Histórico, quando os ônibus descem pela alameda Doutor Muricy, seguindo depois pela rua Cândido Lopes e alameda Doutor Carvalho. O retorno ao bairro é pela alameda Cabral, com eventual espera pra passagem dos corredores na esquina com a alameda Augusto Stellfeld.

São Bernardo / Júlio Graf ônibus procedentes da região de Sant Felicidade serão desviados, no centro, pelas ruas do Rosário, Cândido Lopes e alameda Doutor Carlos de Carvalho. Em virtude da largada dos maratonistas no entro Cívico, já cedo os coletivos terão que aguardar a passagem dos participantes pela alameda Augusto Stellfeld, na esquina com a alameda Cabral.

Interbairros I (sentido anti-horário) em virtude da concentração dos atletas da maratona na praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, e posterior passagem dos competidores na região minutos após a largada, os ônibus da linha, a partir da rua Rocha Pombo, desviam pelas ruas Euzébio da Motta e Deputado Mário de Barros.

Durante a realização da prova, a passagem de maratonistas por algumas ruas implica em os ônibus aguardarem a liberação para a travessia com ajuda dos fiscais da Urbs e agentes da Diretran. Essas paradas, no sentido anti-horário, podem ocorrer nos seguintes cruzamentos: rua Deputado Mário de |barros com ruas Alberto Folloni, Marechal Hermes; e avenida Marechal Floriano com a rua Conselheiro Dantas.

Interbairros I (sentido horário) coletivos procedentes da rua Carlos Pioli desviam pela rua Deputado Mário de Brros. Ness via, eventuais bloqueios temporários podem ocorrer no cruzamento com as ruas Mateus Leme, Marechal Hermes e Alberto Folloni. Em outra região da cidade, os ônibus procedentes da rua Comendador Roseira seguem por ela e a rua Rockefeller, retomando o itinerário normal.

Existem eventuais interrupções nos cruzamentos das ruas Francisco Nunes com Comendador Roseira; Bento Viana com Brasílio Itiberê, e Bento Viana com avenida Sete de Setembro.

Linha Direta Inter 2 (sentido horário) a partir do Terminal Capão Raso, os ônibus seguem pela canaleta do ônibus expresso até a esquina com a travessa João Dudeque. Em outro ponto da cidade, novo desvio durante a realização da prova. A partir do cruzamento da rua Doutor Roberto Barrozo com rua Nilo Peçanha, ônibus seguem por essa via e prosseguem viagem pelas ruas Carlos Cornelsen, Coronel Brasilino Moura, Eça de Queiroz e dos Funcionários, quando chegam o Terminal Cabral.

Linha Direta Inter 2 (sentido anti-horário) a partir do entroncamento das avenidas Sete de Setembro e Presidente Arthur Bernardes, desvios até chegarem ao Terminal Capão Raso pelas ruas Harry Blas Gomm, Curupaitis, Irati, Coronel Airton Plaisant, Carlos Dietzsch, Francisco Frischmann e Luiz Parigot de Souza, quando chegam ao Terminal Portão. A partir daí, novo desvio pela avenida República Argentina, até o Terminal Capão Raso. Durante a prova, em função do desvio, a estação-tubo Santa Quitéria,na avenida Presidente Arthur Bernardes estará desativado.

Em outra região da cidade, a partir do cruzamento d rua São Luiz com Doutor Manoel Pedro, desvio por esta rua, e seqüência de viagem anti-horária pelas ruas Eça de Queiroz, Brasilino Moura, Carlos Cornelsen, Nilo Peçanha, até alcançar a rua Lysímaco Ferreira da Costa.

Ao longo do desvio, os ligeirinhos eventualmente aguardam a passagem dos atletas inscritos nos cruzamentos das ruas Eça de Queiroz com Alberto Folloni, e Coronel Brasilino Moura com Mateus Leme.

Interbairros V a linha tem cinco eventuais pontos de passagem de atletas pelo circuito da maratona, aguardando a liberação para prosseguir viagem. Os pontos são os seguintes: rua João Bettega, esquina com rua Doutor João Tobias Rebelo; esquina desta rua com a rua Itatiaia, ambas perto do Terminal Portão.

Paradas temporárias na avenida Marechal Floriano, respectivamente nas esquinas comas ruas Chile e avenida Kennedy/Conselheiro Dantas. Ainda no encontro das ruas Francisco Nunes com Comendador Roseira.

Raquel Prado / PUC; Bom Retiro / PUC no Prado Velho, ônibus das duas linhas tem eventual parada temporária no cruzamento das ruas Francisco Nunes com Comendador Roseira. A partir d região central, em direção aos bairros Bom Retiro e Raquel Prado, desvio, a partir da avenida Marechal Floriano, pela rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho, alameda Cabral (com eventual parada para passagem dos corredores no cruzamento com a alameda Augusto Stellfeld), ru Martim Afonso, avenida Jaime eis e rua João Manoel quando retomam o itinerário normal.

Mateus Leme; Abranches; Jardim Chaparral; Vila Suíça durante a maratona, os ônibus mudam de percurso, não chegando ao ponto de embarque central na praça Tiradentes e início da rua Barão do Serro Azul. A partir da rua Trajano Reis, os coletivos dessas linhas retornam aos bairros pelas ruas Treze de Maio , Inácio Lustosa, Trajano Reis, Nilo Peçanha e João Enéas de Sá, por onde alcançam a rua João Gava. O retorno ao centro também é feito pelas mesmas ruas.

Marechal Hermes / Santa Efigênia a partir da rua Alfredo Bufren, roteiro segue pela rua Presidente Faria, avenida João Gualberto, ruas Alberto Bolliger, Nicolau Maeder, Rocha Pombo e Alberto Folloni. Probabilidade de aguardar passagem, na primeira hora da maratona, de atletas no cruzamento das ruas Alberto Folloni e Eça de Queiroz. Desvio prossegue por essa rua até avenida Anita Garibaldi e ruas Campos Sales, Deputado Mário de Barros, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, XV de Novembro, João Negrão, Marechal Deodoro quando rewtoma o itinerário para volta a partir da alameda Doutor Muricy.

Barreirinha desvio, a partir da rua Presidente Faria, pela canaleta da avenida João Gualberto (sentido Juvevê), rua Alberto Bolliger e rua Nicolau Maeder, de onde prossegue o caminho normal. A volta, a partir da rua Campos Sales, é pela rua Mauá, canaleta da avenida João Gualberto até a praça 19 de Dezembro, de onde retoma a rua Barão do Serro Azul até o ponto inicial.

Linha Direta Barreirinha / São José desvio pela avenida Marechal Floriano Peixoto, aguardando eventual passagem de maratonistas nas esquinas com as ruas João Parolin e João Viana Seiler. Por causa do desvio nessa região, durante a prova a estação-tubo Paiol estará desativada no sentido centro.

Após a Marechal Floriano, desvia pela avenida Silva Jardim.

Novo desvio a partir do entroncmento da rua Luiz Leõ com a avenida Agostinho Leão Júnior sentido Barreirinha, prosseguindo viagem pelas ruas Augusto Severo, Nicolau Maeder, Guarda-Mor Lustosa, trecho da avenida Munhoz da Rocha, ruas Deputado Joaquim José Pedrosa, Doutor Manoel Pedro e avenida Anita Garibaldi.

O retorno, a partir da rua Campos Sales, em direção a São José, é pelas ruas Deputado Mário de Barros, Alberto Bolliger, Barão de Guaraúna, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, trecho da avenida Souza Naves (em meia pista), rua Almirante Tamandaré e avenida Visconde de Guarapuava, retomando o caminho normal pela rua João Negrão.

Linha Direta aeroporto no sentido centro, desvio, na altura da Pontifícia Universidade Católica (Prado Velho), pelas ruas Imaculada Conceição, Brasílio Itiberê e viaduto Colorado. Até o término da maratona, a linha será seccionada na altura do Círculo Militar. Os ônibus retornam ao aeroporto a partir dos embarques na estção-tubo do Largo Bittencourt.

Estribo Ahú a partir da rua Presidente Fria, uso da canaleta também pela avenida João Gualberto. A viagem ao bairro segue pelas ruas Alberto Bolliger, Nicolau Maeder, Rocha Pombo e Marechal Mallet. O retorno inicia pela rua São Sebstião (com eventual parada para passagem de atletas no cruzamento com a rua Alberto Folloni, e prossegue pelas ruas Alberto Folloni, Manuel Eufrásio e canaleta da avenida João Gualberto até a praça 19 de Dezembro, onde retoma o caminho normal pela rua Barão do Serro Azul no ponto inicial, no centro.

Curitiba / Araucária quatro pontos de espera nas imediações do Terminal Capão Raso. Três, ao longo da rua Isaac Guelmann, respectivamente, na esquina com a rua Pedro Zagonel e rua Deputado Waldemiro Pedroso. Outro ponto é no encontro da rua André João Gasparin com a rua Irmãs Paulinas.

Água Verde / Abranches no sentido Abranches, desvio a partir do encontro da rua Brasílio Itiberê com a Bento Viana. Ônibus seguem pela Bento Viana e avenida Getúlio Vargas, quando retomam o itinerário pela rua Alferes Poli.

Fernando de Noronha; Laranjeiras em direção aos bairros, tráfego pela canaleta da avenida João Gualberto e ruas Alberto Bolliger, Nicolau Maeder, trecho da avenida Munhoz da Rocha, e ruas Deputado Joaquim José e Doutor Manoel Pedro, quando os ônibus chegam à avenida Anita Garibaldi.

Retorno, a partir da rua Campos Sales, pela rua Mauá e canaleta d avenida João Gualberto até praça 19 de Dezembro, de onde seguem pela rua Barão do Serro Azul até o ponto central.

Paineiras; Santa Gema - rumo aos bairros, circulação pela canaleta do ônibus expresso d avenida João Gualberto, ruas Alberto Bolliger, Nicolau Maeder, Guarda-Mor Lustosa, trecho da avenida Munhoz da Rocha e ruas Deputado Joaquim José Pedrosa e Doutor Manoel Pedro.

Retorno, a partir da rua Campos Sales, pela rua Mauá e canaleta d avenida João Gualberto até praça 19 de Dezembro, de onde seguem pela rua Barão do Serro Azul até o ponto central.

Linha Direta Pinhais / Campo Comprido em direção a Pinhais, a partir da rua Schiller, ligeirinhos usam a canaleta no sentido Capão da Imbuia. Em direção ao Campo Comprido, a partir da estação-tubo existente nos fundos da Catedral, na travessa Nestor de Castro,ônibus desviam pelas ruas do Rosário, Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho e rua Brigadeiro Franco. Nesta rua, ônibus poderão parar temporariamente para passagem de atletas pela alameda Augusto Stellfeld.

Linha Interhospitais a linha que tradicionalmente parte defronte à Rodoferroviária e passa por uma série de hospitais da cidade, durante a realização da maratona,neste domingo,tem duas alterações de roteiro: a partir da rua 24 de Maio, desvio pela avenida Getúlio Vargas e rua João Negrão até rua Brasílio Itiberê.

Em outro ponto da cidade, partir da rua Itupava, desvio pelas ruas Ubaldino do AmAral, XV dE Novembro e Presidente Faria, retomando o itinerário normal na rua Presidente Carlos Cavalcanti.

Menonitas no sentido Boqueirão/centro, ônibus utilizam a canaleta do ônibus expresso até a rua Conselheiro Dantas, por onde prosseguem o caminho normal, aguardando, se preciso, a passagem de maratonistas nos cruzamentos com a rua Presidente Pádua Fleury e João Viana Seiler.

Em direção ao bairro, vindos pelas ruas Desembargador Westphalen e avenida Kennedy, entram na canaleta do expresso.

Água Verde / Abranches a partir da praça Tiradentes, um grande desvio pela rua Cândido Lopes, alameda Doutor Carlos de Carvalho, alameda Cabral, ruas Martim Afonso, João Manoel e toda a extensão da rua Nilo Peçanha. No encontro com a rua Mateus Leme os ônibus poderão parar temporariamente para dar passagem aos maratonistas. Com a pista liberada, seguem pelo caminho tradicional ao bairro.

Linha Direta Sítio Cercado (sentido horário) a partir do Terminal Pinheirinho, desvio pela canaleta do ônibus expresso da avenida Winston Churchill até o Terminal Capão Raso. Se necessário, ônibus da linha aguardam liberação do cruzamento da rua Guilherme Pugsley com a rua Brasílio Itiberê. Por esta via passarão maratonistas durante a manhã.

Em outro trecho da cidade, ao longo da avenida Marechal Floriano, no sentido centro, espera temporária no cruzamento com a rua Presidente Pádua Fleury e João Viana Seiler.

Sítio Cercado (sentido anti-horário) ônibus aguardam passagem dos maratonistas em três pontos: no cruzamento das ruas Pedro Zagonel e Antônio Gasparin; Pedro Gusso com Antônio Gasparin, e rua Desembargador Ernani Guarita Cartaxo com rua Marechal Octávio Saldanha Mazza. Os ônibus procedentes da rua Mário Biscaia deviam pela rua Pedro Zagonel, avenida República Argentina, ruas Antônio Gasparin e Marechal Octávio Saldanha Mazza até o Terminal Pinheirinho.

Já na régio do Boqueirão, os ônibus, a partir do Terminal Carmo até o encontro com a avenida Silva Jardim, usam, durante a maratona, a canaleta do ônibus expresso em toda a extensão.

Expresso Circular Sul (sentido horário) os expressos eventualmente podem parar temporariamente para dar passagem os maratonistas, ao longo d avenida Marechal Floriano, no cruzamento com as ruas Presidente Pádua Fleury, Major Fabriciano do Rego Barbosa e a avenida Presidente Wenceslau Braz.

Em outro ponto, eventual espera por alguns minutos no encontro da avenida Santa Benardethe com a rua Eduardo Carlos Pereira.

Expresso Circular Sul (sentido anti-horário) paradas eventuais para passagem de atletas da maratona no cruzamento da avenida Marechal Floriano com a rua Presidente Pádua Fleury e no entroncamento com a avenida Presidente

Em outro ponto, eventual espera por alguns minutos no encontro da avenida Santa Benardethe com a rua Eduardo Carlos Pereira.

Linha Dirta Boqueirão / Centro Cívico a partir do cruzamento com a avenida da República, os ligeirinhos seguem pelo desvio ao longo da avenida Marechal Floriano, prosseguindo pela avenida Silva Jardim.

A linha, por causa a maratona, é seccionada, com volta dos ônibus ao Boqueirão a partir da estação-tubo defronte ao Círculo Militar, no Largo Bittencourt.

Linhas metropolitanas também mudam de percurso durante a maratona

Também das 6h às 13h, período em que diversas ruas estarão bloqueadas para a realização da 14ª Maratona de Curitiba, várias linhas metropolitanas de ônibus também terão seus itinerários modificados, facilitando o deslocamento dos atletas pelo circuito oficial definido pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

A orientação aos motoristas de veículos e coletivos está a cargo dos agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Urbs Urbanização de Curitiba S/A, como também dos fiscais de Transporte da Urbs e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Paraná.

Confira as mudanças de tráfego das linhas metropolitanas:

Linha Direta Curitiba / Fazenda Rio Grande a estação-tubo Paiol, no sentido centro, fica desativado até o término da maratona. No período, os ônibus desviam pela rua Imaculada Conceição, rua Brasílio Itiberê, viaduto do olorado, voltando ao roteiro normal.

Curitiba / Pedro Moro a rota de desvio a São José dos Pinhais, a partir do Terminal Guadalupe, é pelas ruas João Negrão e avenida Marechal Floriano. Os coletivos deverão parar temporariamente na pasagem de atletas nos cruzmentos com as ruas João Parolin, avenida da Re'[ublica / ru Aluízio Finzetto, Artur Haue e Major Fabriciano do Rego Barros.

Essas paradas valem também para ônibus que se dirigem ao terminal central de Curitiba, ao longo da avenida Marechal Floriano. O acesso ao Guadalupe é pela rua André de Barros.

Curitiba / Tamandaré os ônibus da linha metropolitana deixam o ponto central, na rua Prefeito Moreira Garcez, e a partir da rua Alfredo Bufren utilizam a canaleta do ônibus expresso da avenida João Gualberto até a rua Alberto Bolliger, daí seguindo pelo caminho normal da rua Nicolau Maeder.

A volta, a partir da rua Campos Sales, é pela rua Mauá e canaleta da avenida João Gualberto até o Passeio Público. A volta ao ponto central é pela rua Barão do Serro Azul.

Curitiba / Tanguá; Curitiba / Vila Marta o ponto de chegada e partida, em Curitiba,até o término oficial da maratona, é na rua Paula Gomes. Os ônibus procedem da Região Metropolitana pela rua Trajano Reis. A volta é pelas ruas Duque de Caxias, Inácio Lustosa, Trajano Reis e Desembargador Benvindo Valente.

Curitiba / Maracanã; Curitiba / Guaraituba a partir do Terminal Guadalupe segue pelas ruas Mariano Torres, Luiz Leão, avenida Agostinho Leão Júnior, ruas Amâncio Moro, Barão de Guaraúna e Augusto severo, por onde chega á rua nicolau Maeder. O retorno é pelas ruas Campos Sales, Mauá, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, XV de Novembro e Tibagi.

Curitiba / Capela do Atuba; Curitiba / Campina Grande do Sul; Curitiba / Eugênia Maria; Curitiba / Timbú; Curitiba / Quatro Barras (via Graciosa); Curitiba / Quatro Barras (via BR-116) - O retorno ao Terminal Guadalupe é pelas ruas Campos Sales, Mauá, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, XV de Novembro e Tibagi.

Curitiba / Colombo (via Rodovia da Uva); Curitiba / São Sebastião; Curitiba / Jardim São Gabriel; Curitiba / Colombo (Guaraci); Curitiba / Santa Tereza; Curitiba / Jardim Osasco; Curitiba / Jardim Arapongas; Curitiba / Jardim Curitiba; Curitiba / Colombo (via Cambará); Curitiba / Jardim Ana Rosa durante a realização da maratona, os ônibus dessas linhas eventualmente farão paradas temporárias, permitindo a passagem dos competidores, no cruzamento da rua Comendador Macedo com a rua Doutor Faivre, como também no encontro da rua Conselheiro Araújo com a Presidente Cavalcanti e a Luiz Leão.

Curitiba / Roça Grande; Curitiba / Conjunto Atuba (via Bacacheri); Curitiba / Vila Palmital tem roteiro alterado, no retorno ao Terminal Guadalupe, pelas ruas Campos Sales, Mauá, Amâncio Moro, Ubaldino do Amaral, XV de Novembro e Tibagi.

Pinhais / Guadalupe ao longo da rua Doutor Faivre, que faz parte do trajeto dos maratonistas, há dois pontos de espera para ônibus: respectivamente, nas esquinas com a avenida Senador Souza Naves (rumo a Pinhais) e com a rua Comendador Macedo (em direção ao Terminal Guadalupe).

Curitiba / Vila Zumbi probabilidade de pequena espera para permitir passagem dos maratonistas em dois pontos centrais: rua Doutor Faivre, esquina com rua Comendador Macedo; e no entroncamento das ruas Conselheiro Araújo, Luiz Leão e Presidente Carlos Cavalcanti.

Curitiba / Piraquara probabilidade de espear para passagem de atletas na esquina da rua Amintas de Barros com rua Doutor Faivre, para ônibus que vão a Piraquara. No sentido inverso, nova probabilidade na esquina das ruas Doutor Faivre e XV de Novembro.

Curitiba / Independência; Curitiba / Jardim Ipê; Curitiba / Jardim Izaura; Curitiba / Posto Paris; Curitiba / Guatupê; Curitiba / Roseira ônibus provenientes de São José dos Pinhais, a partir da avenida Prefeito Omar Sabbag desviam, rumo ao Terminal Guadalupe, pela rua Engenheiros Rebouças, avenida Comendador Franco (das Torres), retornando à pista oposta para seguir ao viaduto do Colorado e rua Mariano Torres, por onde chegam à avenida Visconde d Guarapuava e rua Conselheiro Laurindo, que dá acesso ao Terminal Guadalupe.

Curitiba / Mandirituba; Curitiba / Areia Branca três pontos de eventual retenção dos coletivos em cruzamentos durante passagem dos competidores: em direção a Mandirituba, na esquina da avenida Visconde de Guarapuava e rua Desembargador Motta; e na esquina da avenida Sete de Setembro com rua Castro Alves.

No caminho inverso, provavelmente aguarde no cruzamento da rua Guilherme Pugsley com a rua Brasílio Itiberê.

Curitiba / Cerne; Curitiba / Terra Boa aguardam passagem de maratonistas que percorrem a alameda Augusto Stellfeld, no cru\amento com a alameda Cabral (ida) e com a rua Professor Fernando Moreira (no retorno a Curitiba).

Araucária / Portão chegada e saída do Terminal Portão podem demorar um pouco mais com eventuais bloqueios temporários, por conta da passagem dos maratonista na rua Doutor João Tobias Rebelo, respectivamente, no cruzamento com a rua João Bettega (chegada ao terminal) e Itatiaia (saída).

Curitiba / Campo Largo a passagem dos atletas pela alameda Augusto Stellfeld, no início da maratona, eventualmente bloqueia temporariamente a passagem dos ônibus procedentes de Campo Largo, pela rua Professor Fernando Moreira, ou que deixam o centro pela rua Visconde do Rio Branco.

Curitiba /Jardim Paraíso; Curitiba / Jardim Marrocos; Curitiba / Itaperuçu; Curitiba / Rio Branco do Sul; Curitiba / Tamandaré (via Rodovia dos Minérios); Curitiba / Tamandaré (via Lamenha) no retorno a Curitiba, todas as linhas, a partir do entroncamento da rua Mateus Leme com a rua Professor Nilo Brandão, desviam pelas ruas João Enéas de Sá, Nilo Peçanha e Trajano Reis. A volta, a partir dessa rua, é feita pela rua Duque de Caxias e Inácio Lustosa, retornando à Nilo Peçanha.

Curitiba / Araucária; Curitiba / Contenda eventualmente os ônibus aguardam passagem nos cruzamentos, após a passagem dos maratonistas, da rua Castro Alves com a avenida Sete de Setembro e no cruzamento da rua Guilherme Pugsley com rua Brasílio Itiberê.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.

ou

Disponível em: http://pref-curitiba.jusbrasil.com.br/politica/6275497/veja-como-ficam-as-linhas-de-onibus